Se não for unanimidade nas receitas, são poucas as que escapam da tentação de fornecer um norte aos seus leitores e, para isso, diz para a pessoa acrescentar uma xícara de açúcar, uma colher de chá, um copo... E por aí vai.
Mas muitos devem ficar com os utensílios de cozinha na mão, pensando: “xícara cheia? Colher completíssima? Copo transbordando?” E, por isso, selecionamos um método mais simplificado para ajudar a medir de forma correta os ingredientes sólidos das suas próximas receitas.
Quando dizem que se deve usar uma colher, copo ou xícara, o indicativo é isso mesmo. Encha cada um deles, conforme se pede, e nivele com o auxílio de uma faca, para que nada transborde para fora do copo ou xícara.
Já a gordura gelada tem outro truque para ser medida, basta colocar água até a metade do copo ou xícara e o resto você completa com a gordura.
Por fim, uma calculadora básica sobre o quanto cabe em uma xícara de chá, com açúcar e com farinha de trigo. Por exemplo, quando a receita pedir uma xícara de chá de açúcar, saiba, a partir de agora, que a medida se refere a 180 g de açúcar, enquanto para farinha de trigo, a xícara cheia corresponde a 120 g.
Fonte: Williams