A harmonização de cerveja e chocolate é uma prática que está se tornando mais comum a cada dia que passa, já que permite unir dois tipos de opções amadas pelas pessoas em todo o mundo e que precisa de cuidados quando for realizada.
A harmonização entre estes dois ingredientes precisa considerar o tipo de chocolate que será consumido porque cada um dos seus tipos possui necessidades de cervejas diferenciadas. Em primeiro lugar o chocolate branco é bem doce e precisa de cervejas como asa do estilo Kriek que é frutada e gosto adocicado como o chocolate a ser consumido.
Por outro lado o chocolate amargo é o menos doce encontrado e precisa ser acompanhado por cervejas que contenham sabores fortes como as escuras e do tipo stout que contenham de 7 a 8% de álcool em sua composição.
Já o chocolate ao leite que fica no meio do caminho com relação ao doce exige cervejas trufadas como as do tipo Old Ale ou ainda Dubbel que tenha entre 6 e 8% em sua formulação sem esquecer das cervejas do tipo Dark strong Ale que tem um sabor semelhante ao chocolate e sempre caem bem.
Desta maneira, para que se faça de maneira adequada a harmonização de cerveja e chocolate é preciso considerar o tipo deste doce para escolher a modalidade de cerveja que irá ficar melhor na mistura de sabores.
Fonte: Drinks