Quem começa a se arriscar com mais fervor nos segredos culinários, e passa a aprender a extrair mais e mais segredos dos seus aromas, suas cores e seus sabores, pode chegar ao ponto em que uma receita pede que o leite, ou outro alimento qualquer, seja escaldado antes de ser misturado aos demais ingredientes.
Mas, antes de entender o motivo para escaldar o leite em algumas receitas, vamos compreender o que é escaldar. E o processo nada mais é do que ferver o que precisa ser escaldado – no caso, o leite –, podendo fazê-lo no fogão ou no micro-ondas.
Ele deve ficar em fogo quente apenas o suficiente para que fique cozido parcialmente. Em seguida, sim, você pode utilizá-lo conforme rege a sua receita.
Justamente porque, dessa forma, o leite pode ser utilizado de maneira que o processo de produção fique de acordo com o que pede a receita.
Para doces, por exemplo, o leite escaldado ajuda a dar mais volume à massa, deixa a sua textura mais macia e, ainda deixa-o fofo em geral. É um processo que não foge da necessidade, portanto, caso queira atingir determinado ponto na sua receita.
Fonte: FineCooking