Por que escaldar o leite é tão importante?

publicidade
publicidade

Quem começa a se arriscar com mais fervor nos segredos culinários, e passa a aprender a extrair mais e mais segredos dos seus aromas, suas cores e seus sabores, pode chegar ao ponto em que uma receita pede que o leite, ou outro alimento qualquer, seja escaldado antes de ser misturado aos demais ingredientes.

Mas, antes de entender o motivo para escaldar o leite em algumas receitas, vamos compreender o que é escaldar. E o processo nada mais é do que ferver o que precisa ser escaldado – no caso, o leite –, podendo fazê-lo no fogão ou no micro-ondas.

Ele deve ficar em fogo quente apenas o suficiente para que fique cozido parcialmente. Em seguida, sim, você pode utilizá-lo conforme rege a sua receita.

A importância de escaldar o leite

Justamente porque, dessa forma, o leite pode ser utilizado de maneira que o processo de produção fique de acordo com o que pede a receita.

Para doces, por exemplo, o leite escaldado ajuda a dar mais volume à massa, deixa a sua textura mais macia e, ainda deixa-o fofo em geral. É um processo que não foge da necessidade, portanto, caso queira atingir determinado ponto na sua receita.

Fonte: FineCooking


Enviado por Dicas do Blog

Tags: leite escaldado , leite


Mais textos em: Blog

Imprimir
 
 
 


«« voltar

 

2024 © Copyright Receitas Virtuais, todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização