Medalhão de filé mignon com arroz à Piemontese
publicidade
publicidade
ingredientes
Para o medalhão
- 4 medalhões de filé mignon
- 4 fatias finas de bacon
- 2 colheres de sopa de manteiga
- azeite
- pimenta do reino e sal a gosto
Para o molho
- 1 xícara de vinho tinto seco
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 pedaço de pau de canela
- pimenta do reino e sal a gosto
Para o arroz à piemontese
1 xícara de arroz branco lavado e escorrido
1 cebola picada
100 gramas de manteiga
320 gramas de champignon (200 g drenado)
500 gramas de creme de leite fresco
60 gramas de queijo muçarela ralado
60 gramas de queijo parmesão ralado
80 ml de rum ou conhaque
1 xícara de vinho branco seco
1 xícara de água fervente
noz-moscada
sal a gosto
modo de preparo
- Prepare o arroz como de costume: refogue metade da cebola picada em um pouco de manteiga e óleo, acrescente o arroz lavado e escorrido e mexa até que esteja soltinho e brilhante. Acrescente sal, a água e o vinho fervendo, abaixe o fogo e tampe a panela. Quando o liquido secar, desligue.
- Noutra panela, coloque o restante da manteiga e da cebola e refogue até que ela fique transparente; junte o champignon e misture um pouco mais. Coloque o rum e, com cuidado, flambe. Quando a chama dentro da panela apagar, insira o creme de leite e o queijo muçarela. Mexa e quando estiver quase fervendo, desligue. Próximo da hora de servir, aqueça novamente, misture o arroz, acrescente o parmesão e a noz-moscada. Experimente, acerte o sal se necessário, e está pronto.
- Tempere os medalhões com pimenta do reino moída na hora. Enrole-os com uma fatia de bacon e prenda com um barbante ou palito. Coloque sal dos dois lados e regue com azeite. Aqueça em fogo alto uma frigideira antiaderente grande; coloque um pouco de manteiga e frite os medalhões até dourarem dos dois lados; cerca de dois minutos de cada lado. Quando estiverem dourados transfira-os para uma assadeira e coloque-os no forno pré-aquecido a 200 º C. Retire em até cinco minutos e deixe-os descansando envoltos em papel laminado.
- Volte a mesma frigideira pro fogo, com o fundinho de carne e gordura que nela ficaram, acrescente um pouco do vinho e mexa até soltar tudo que estava no fundo. Junte o restante do vinho, o mel, a mostarda e a canela; abaixe o fogo e deixe reduzir até se tornar uma espécie de xarope. Nesse ponto, retire a canela, prove, acerte o tempero e desligue o fogo.
- Sirva colocando uma farta colherada de arroz à piemontese, ao lado o molho e sobre ele o medalhão.
Dicas práticas
Fonte: Diga Maria
Tempo de preparo previsto:
Rendimento esperado:
Dificuldade de preparo: F
Enviado por Cozinheiro
Receitas Relacionadas
«« voltar