Corte a cenoura em rodelas ou em palitos e cozinhe em água até que esteja macia, mas ofereça resistência, al dente. Reserve.
Em uma panela de bordas altas, preencha todo o fundo dela com azeite (não mais do que 1cm de azeite) e doure a abobrinha cortada em rodelas finas em fogo baixo. Reserve.
Corte a linguiça em cubinhos pequenos e, na mesma panela da abobrinha (que deverá ter absorvido se não todo, quase todo o azeite), frite a linguiça em fogo baixo em sua própria gordura e o restinho de azeite até dourar.
Acrescente aproximadamente 60ml de conhaque ou rum (cuidado com o vapor) e mexa bem, desprendendo do fundo todo o sabor do prato. Deixe o fogo ligado só até evaporar.
Cozinhe o macarrão em água fervente (para essa quantidade será 1 litro de água) temperada com um pouquinho de sal. Siga as instruções do fabricante quanto ao tempo e cozinhe a massa al dente. Escorra bem e junte à panela da linguiça.
Aqueça a panela em fogo mínimo e acrescente ao macarrão e linguiça a abobrinha e cenoura reservadas. Adicione um pouco de azeite e tempere com um pouco de sal (a linguiça já é salgada), manjericão fresco e pimenta moída na hora. Movimente a panela de forma que o macarrão incorpore o sabor de tudo. Misture delicadamente com uma colher de pau.
Sirva imediatamente com os tomates cortados ao meio (eles não vão ao fogo).