Tempere as costelinhas com sal e pimenta calabresa.
Aqueça uma frigideira grande com óleo (apenas o suficinete para as costeinhas não grudarem) e frite as costelinhas virando-as de vez em quando. Quando estiverem douradas por igual, adicione (com cuidado!) a cachaça e flambe (incline a frigideira em direção à chama do fogão para pôr fogo no álcool da cachaça)Mexa delicadamente até o fogo na frigideira apagar.
Transfira as costelinhas para uma assadeira, junte as cervejas, um pouco de sal, o mel e a canela, cubra com papel laminado e leve ao forno com fogo baixo. Depois de umas duas horas, remova o papel laminado e a canela, cheque o sal e a pimenta (e ajuste se for o caso) e retorne a assadeira para o forno. Deixe mais uma hora +/- ou até que o molho tenha reduzido e se tornado menos aguado. Nesse ponto retire a assadeira do forno e deixe esfriar.
Enquanto cozinha a massa em água fervente e salgada, desfie as costelinhas e leve a carne junto com o molho para a frigideira. (Eu acrescentei também uma cenoura que tinha cozida na geladeira; você pode cozinhá-la junto com a carne se quiser.)
Quando a massa estiver al dente, coloque uma concha da água do cozimento no molho
Escorra a massa, misture-a ao molho quente na frigideira, transfira para uma travessa aquecida e sirva.