Misture a farinha com o fermento e o sal numa tigela grande e faça um buraco.
Coloque o iogurte e o azeite num copo medidor e junta a água morna até perfazer 350ml
Bata rapidamente com um garfo para envolver, depois verta este líquido nos ingredientes secos e mexa com as mãos (ou com uma colher de pau) acrescentando mais líquido conforme for necessário para formar uma massa firme e macia.
Vire para uma superfície enfarinhada e amasse
Junte mais farinha, conforme necessário, até obter uma massa homogénea e elástica. Molde uma bola com a massa, unte uma tigela e coloque-a lá dentro para que fique untada por todo. Cubra a tigela com película aderente e deixe levedar cerca de uma hora até que aumente para o dobro do tamanho.
Bata a massa e depois deixe repousar mais 10 minutos.
Pré-aqueça o forno a 220ºC.
Parta a massa em três e depois parta cada pedaço ao meio. Molde cada um destes 6 pedaços com um formato oval estenda-os para criar uma oval chata e alongada.
Coloque nos tabuleiros de forno, separados por 3 cm, cubra com um pano de cozinha e deixe repousar 20 minutos, até aumentarem de tamanho.
Com as costas de uma faca, desenhe linhas diagonais paralelas com 2 cm de distância entre elas, faça o mesmo na direção contrária para obter um padrão de losangos.
Vidrado: bata o ovo com a água e o iogurte e pincele os pães
Polvilhe com as sementes.
Leve ao forno cerca de 10 minutos, até os pães estarem douradinhos, inchados no centro e bem cozidos.
Retire-os do forno e embrulhe-os imediatamente e por alguns minutos num pano de cozinha para que os pães não sequem e ganhem demasiada côdea.