Primeiramente corte os pães em pedaços e coloque em um recipiente. Ferva o leite junto com a canela e ao levantar fervura, desligue o fogo e jogue por cima dos pães cortados. Mexa com um garfo e deixe descansar por 10 minutos.
Quebre os ovos sobre a mistura de pães, leite e canela, acrescente o leite condensado, a essência de baunilha e com a ajuda de um mixer misture tudo muito bem.
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de pudim com margarina e um pouco de farinha de trigo e despeje a mistura nesta forma. Coloque para assar por cerca de 30 minutos ou até espetar um garfo e não sair resíduos da massa.
Deixe esfriar e faça a calda.
Para mim, o mais chato é fazer a calda. Tem pessoas que ao invés de untar a forma como eu fiz, já fazem a calda e jogam a massa por cima e colocam para assar. Mas eu não gosto de fazer assim porque minha calda fica horrível e gruda toda no pudim. Então eu prefiro fazer desta maneira.
Pegue uma caneca, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando ver que o açúcar derreteu e está virando um caramelo, jogue cerca de 100ml de água e mexa sem parar. Quando você jogar a água o açúcar irá endurecer, mas calma, ele derreterá novamente. Após você notar que a calda está no ponto, mais p/ líquido, desligue o fogo.
Desenforme o seu pudim, faça alguns furinhos por cima dele e jogue a calda.