Encha um recipiente de um litro com jabuticabas inteiras bem maduras. Higienize (com hipoclorito ou vinagre), escorra até secar e reserve.
Em um pote suficiente para 1,5 litros (estreito e alto ou largo e raso, não importa) coloque uma camada de uns 2 dedos das jabuticabas, estourando a casca das frutas (amasse com as mãos ou faça um pequeno corte com uma faca, expondo um pouco a polpa). Cubra com uma camada fina de açúcar.
Repita o processo até o final, terminando com uma camada de açúcar (deve sobrar algum espaço no recipiente, pois a fermentação, com a produção gás carbônico, aumenta o volume dos líquidos).
Passe um filme plástico sobre o recipiente, mas sem apertar (se tiver tampa própria, utilize-a também, mas não impeça totalmente a entrada de ar), coloque sobre um prato ou vasilha maior para evitar bagunça caso vaze um pouco de líquido e deixe descansar (sobre um armário ou mesmo sobre a geladeira) SEM MEXER por 20 dias.
Após esse período:
Passe todo o conteúdo do recipiente por uma peneira fina.
Com a ajuda de uma colher ou de um amassador de batatas, esprema porções da fruta para extrair todo o líquido. Despreze as cascas.
Coloque o líquido obtido em uma garrafa bem limpa e tampe com rolha (de cortiça ou rolhas reutilizáveis para vinho, com vedação de borracha). Apesar de ser um produto fermentado e por isso mesmo ter uma durabilidade maior, como não tem conservantes pode ser guardado em geladeira, embora se mantenha bem sem refrigeração enquanto fechado